Golpe Invasão de Conta

Ficou com alguma dúvida?

O grande objetivo do golpe de invasão de conta é se apropriar da identidade da vítima. Esse processo pode acontecer de diversas formas: brechas de segurança, vazamento de dados, ou até mesmo com golpes que fazem o próprio usuário compartilhar os seus dados. A partir do momento que o fraudador tem acesso a essas credenciais, ele começa a usar as contas da vítima para se beneficiar ou para aplicar golpes em terceiros.

Fale conosco

Ficou com alguma dúvida?

https://www.olx.com.br/seguranca/seguranca/A invasão de contas OLX geralmente vem acompanhada de inserção de anúncios falsos, com objetivo de conseguir pagamentos antecipados e aplicar golpes na plataforma. Além disso, após a invasão de conta, também podem acontecer compras de Planos Profissionais ou Destaques.

1. Como posso me prevenir de ter minha conta invadida?
Sabendo dos riscos que ter uma conta invadida pode trazer para você, é essencial tomar algumas medidas para promover a proteção de seus dados. Confira as dicas que separamos:

●Nunca use a mesma senha utilizada em outras plataformas, como redes sociais ou aplicativos de banco. Opte sempre por ter um código diferente para cada canal.
●Evite combinações de senha fáceis, como sua data de nascimento, iniciais de nome ou sobrenome, dados de familiares, time de futebol ou exemplos como “12345” ou “0000”.
●Escolha sempre combinações com letras, números, caracteres especiais (como @, #, \) e diversifique sua senha com letras maiúsculas e minúsculas.
●Mude as suas senhas com frequência. O ideal é a cada 3 meses criar um código totalmente novo e diferente do anterior.
●Tenha cuidado com páginas ou links falsos. Sempre que for se cadastrar, inscrever ou clicar em algo, tenha certeza do que se trata.

2. Como saber se a minha conta foi invadida?
O mais importante é ficar atento ao histórico da sua conta, como por exemplo:

●Chat em seu nome que você não reconhece.
●Anúncio que você não fez, publicado em seu nome.
●Acesso a sua conta em dispositivo não reconhecido.
Para acessar o seu histórico de conexões, vá ao seu perfil e clique na opção "Segurança e Privacidade". Lá você encontra o histórico de todos os dispositivos que já acessaram a sua conta OLX, com a localização e data.
●Contatos com pessoas que você não conhece ou não compartilhou seu número.

3. Minha conta foi invadida. E agora?
Se identificar qualquer uma dessas situações, acesse a aba “Segurança da Conta”, localizada no menu do usuário, e siga os passos abaixo:

1)Encerre todas as sessões ativas de sua conta, mesmo as que identificar como seu aparelho.
2)Troque sua senha e crie uma mais forte.
3)Apague todos os anúncios indevidos que estiverem em seu nome.
4)Observe se no seu chat OLX tem conversas que você não identifica. Se achar alguma, especialmente com troca de dados sensíveis, exclua ou 
denuncie no próprio chat.

4. E em casos de roubos ou furtos, corro o risco de ter minha conta invadida?
Infelizmente, em casos de roubos, furtos ou perda de carteira ou smartphone, existe o risco da invasão de suas contas. Por isso, nesses casos, sempre faça um boletim de ocorrência com autoridades competentes, remova as suas contas do dispositivo roubado e troque imediatamente todas as suas senhas.

Quer mais dicas de como ter segurança em compras e vendas on-line? 
Aqui, você encontra muitas outras informações para se proteger antes, durante e depois de qualquer transação. Aproveite! 

© Bom Negócio Atividades de Internet Ltda. Rua do Catete, 359, Flamengo - 22220-001 - Rio de Janeiro, RJ