Dicas para vender um carro

Ficou com alguma dúvida?

Trocar por um modelo mais novo, fazer um dinheiro extra ou mesmo porque você não precisa mais dirigir? Não importa o motivo, a hora de vender um carro usado chega pra todo mundo. E ainda que o processo seja mais tranquilo do que parece, alguns cuidados são necessários para anunciar um veículo online.

Fale conosco

Ficou com alguma dúvida?

Para ajudar nessa missão, reunimos algumas dicas que, com certeza, ajudarão a fechar um bom negócio e vender seu carro com praticidade e segurança – seja você um iniciante no mercado de seminovos, seja você até mesmo alguém com mais experiência no assunto!

1. Organize toda a documentação de seu carro
O primeiro passo para ter sucesso na venda de seu veículo é organizar todos os documentos dele e ter certeza de que estão atualizados. Isso vai agilizar a negociação final, evitando futuras dores de cabeça. É necessário deixar IPVA, licenciamento e todas as outras documentações em dia. Depois disso, verifique o procedimento de transferência do automóvel no DETRAN do seu Estado. Feito? Com tudo isso em ordem, você já está pronto para anunciar e vender seu carro online.

2. Consulte a tabela fipe e defina o melhor preço para o seu carro
tabela Fipe é o principal indicador de preços para os automóveis no Brasil. Por isso, antes de anunciar seu veículo, é importante verificar quanto ele está valendo no mercado de carros seminovos. Depois, defina um preço justo e coloque seu anúncio no ar, com segurança, aqui na OLX.

3. Não omita informações sobre o veículo
Todo comprador quer saber exatamente onde está investindo seu dinheiro. Então, na hora de redigir o seu anúncio de carro, é essencial não omitir nenhum problema que possa trazer transtornos aos futuros proprietários: procedência, débitos e até as manutenções necessárias pendentes do veículo para fechar o melhor negócio e evitar problemas futuros.

4. Confirme o pagamento antes de entregar o veículo
Alguns cuidados são necessários para vender seu carro online com segurança – especialmente se é sua primeira vez nas negociações. Um deles é ficar atento na hora do pagamento, evitando entregar o veículo antes de confirmar a transação. Alguns procedimentos bancários podem demorar para serem efetivados e é importante ficar com isso em mente:
● Se você está recebendo de uma transferência bancária, antes de entregar o veículo, cheque se o dinheiro já está disponível.
● Se vai receber um depósito via caixa eletrônico ou cheque, só entregue o carro após o valor ser confirmado pelo banco.
● Nas demais modalidades bancárias, como consórcio ou financiamento, é ideal verificar a disponibilidade do dinheiro diretamente com o responsável pela sua conta e movimentações.

Em todos os casos, espere a confirmação da instituição antes de finalizar a venda de seu carro. Isso porque, muitas vezes, a utilização de comprovantes ou e-mails de 
falsos pagamentos também são usados para enganar o vendedor. Só conclua suas negociações quando tiver segurança e a confirmação de que recebeu o valor acordado.

5. Cuidado com compradores terceiros
Sempre que for vender um carro, negocie diretamente com quem vai comprar. Ter atenção com terceiros evita que você caia em possíveis golpes e tenha problemas mais para a frente. Desconfie de 
compradores que estão apenas intermediando a negociação e comparecem no momento de visita ou concretização da compra. Caso a proposta venha de lojas de seminovos, não esqueça de checar o CNPJ e a legalidade de funcionamento do estabelecimento.

6. Procure negociar em espaços públicos e movimentados
Proteção é a palavra vital em qualquer transação e nós sabemos disso. Por isso, quando for mostrar o veículo que está vendendo, procure marcar encontros em locais públicos e movimentados. Isso reduzirá os riscos de pessoas mal-intencionadas agirem contra você. Vai fechar negócio? Procure ambientes seguros, vá acompanhado e avise pessoas de confiança sobre o compromisso. Tudo isso vai fazer você vender seu carro usado com muito mais segurança!

7. Saiba com quem você está negociando
Antes de ir mostrar seu veículo seminovo e fechar sua venda, procure saber quem é o comprador interessado nele. Nossa plataforma permite que você busque o perfil, veja há quanto tempo está cadastrado e se já tem as devidas verificações de identidade. Caso haja irregularidade em sua negociação, 
denuncie no chat do comprador. Isso nos ajudará a adotar medidas cabíveis e tornar a venda de carros na OLX cada vez mais segura.

8. Faça a transferência de seu carro em cartório
Se você for vender seu automóvel para pessoa física, realize todos os procedimentos de transferência necessários via DETRAN e cartório. Isso irá oficializar legalmente a venda e pode evitar transtornos que o novo comprador possa ter com o veículo. Ah, e lembre-se: todo esse procedimento é feito só depois de receber o pagamento do carro!

9. Cuidado com golpes em nosso nome
Se aproveitando do nome de nossa plataforma, algumas pessoas mal-intencionadas se passam por “representantes da OLX”, solicitando dados, produtos ou pagamentos antecipados. Nós não participamos, em hipótese alguma, de trocas e entregas de produtos ou serviços negociados em nosso chat. Quando for vender um carro, fique atento a suspeitas e, caso tenha dúvidas, entre em contato conosco por aqui.

10. Não compartilhe informações pessoais e de sua conta
Quando estiver conversando online com possíveis compradores de seu veículo, não compartilhe informações pessoais ou o seu código de confirmação de telefone, já que este se refere exclusivamente aos dados de sua conta. Fique atento e venda seus carros online com total segurança e praticidade.

Essas são algumas sugestões para você fazer a negociação de seu automóvel – usado, seminovo ou zero km – com muito mais tranquilidade. Não perca tempo, saiba como anunciar e vender seu carro online agora mesmo aqui na OLX. Aguardamos você!  

Quer mais dicas de como se proteger em compras e vendas online? 
Aqui, você encontra mais informações para se proteger antes, durante e depois de qualquer transação. Aproveite!

© Bom Negócio Atividades de Internet Ltda. Rua do Catete, 359, Flamengo - 22220-001 - Rio de Janeiro, RJ